NOTÍCIA


A importância da rede de proteção antipássaros para o cultivo

A importância da rede de proteção antipássaros para o cultivo
12 de Abril de 2022
Voltar

A rede de proteção antipássaros é fundamental para garantir maior qualidade e produtividade em todos os ramos da aquicultura. Ela fornece a proteção contra o ataque de aves, sendo um dos métodos mais adequados para este tipo de segurança.


Nesse sentido, além de cumprir sua função de proteger o cultivo, ela também é amigável com as aves, agindo de maneira ecologicamente correta e garantindo segurança aos próprios criadores.


Na realidade, a interação dos humanos com as aves é prejudicial para ambos. Para os humanos, esse contato pode causar problemas à saúde, como doenças e machucados. Além disso, para os animais, isso pode fazer com que os animais carreguem patógenos para outros lugares.


Além disso, essa é uma medida de contenção que deve ser feita logo no começo do cultivo, já que evita graves problemas para o futuro. 


As aves procuram lugares para se instalar e viver onde têm acesso livre ao alimento, como é o caso de produções de aquicultura que não possuem rede de proteção antipássaros.


Ou seja, nestes cultivos eles se sentem mais seguros para atacar e consumir peixes ou camarões do cultivo, criando seus filhotes e proporcionando um ambiente para que surjam novas gerações de aves. 


Desse modo, podem chegar até mesmo ao status de praga, consumindo grandes quantidades da produção e causando bastante perda para os aquicultores.


Outro ponto fundamental e que destaca a importância da rede de proteção antipássaros para a aquicultura está no cuidado que elas oferecem contra a deterioração causada por dejetos das aves nas diferentes estruturas.


Esse método também é bastante eficaz em relação aos outros mais conhecidos.


Um exemplo está nos métodos reflexivos ou os que geram sons, já que com o tempo os pássaros podem até mesmo se acostumar e perder o medo ou ignorar os efeitos. 


Nesse sentido, a rede de proteção antipássaros é um método inofensivo e prático, com maior durabilidade e não colocam em risco a vida dos pássaros


 


Como escolher o melhor tipo de rede para o seu cultivo


 


Existem diversos tipos diferentes de redes de proteção contra aves. Na realidade, as malhas e redes são classificadas por classes, conforme o material utilizado para sua criação. Na hora da também deve-se levar em conta que o peso e a exposição solar afetam a durabilidade do produto ao longo dos anos.


Por isso, o ideal é trabalhar apenas com redes de alto padrão, que possam ficar vários anos expostas ao sol, chuva e vento. Desse modo, evita-se ter que reinstalar novamente quando um produto de baixa qualidade se desgasta ou arrebenta.


Também é importante considerar o tipo de rede ideal que respeite a aplicação onde será feita e o tamanho da área a ser coberta. 


Assim, deve-se analisar que quanto maior for a fração a cobrir mais cabos de suporte intermédio serão necessários. Frações muito longas não são adequadas, pois com o efeito do vento pode afetar a instalação.


Para locais onde o efeito do vento é intenso, a melhor saída é fazer a instalação da rede em cima de uma estrutura de cabos (de aço revestidos em PVC, ou totalmente de nylon ou poliéster para que não haja desgaste por abrasão). Com isso, parte do peso da mesma rede será suportado pelos cabos, evitando desgaste e prolongando a vida útil do equipamento.


Como destacamos anteriormente, a rede de proteção antipássaros pode ser separada em diferentes classes. As principais são:


Extrudadas: Possui maior durabilidade em comparação às outras de tecido, uma vez que, sendo feitas de um único “fio”, resistem mais tempo ao sol.


Tecidas sem nós: Equipamento mais econômico e de fácil instalação. Ela também permite cobrir áreas maiores em menos tempo.


Tecidas com nós: Criada a partir de corda de polietileno muito resistente, que posteriormente acaba-se tecendo esta corda com nós para criar a estrutura. Estas redes/malhas são sujeitas a um processo de tensão, dentro de uma autoclave, com vapor a altas temperaturas, que assegura o nó.


 


Proteja o seu cultivo com a rede de proteção antipássaros da Engepesca


 


Para garantir a melhor rede de proteção antipássaros para o seu cultivo, trabalhe apenas com materiais de alto padrão e máxima qualidade. A Engepesca tem mais de 35 anos de experiência em produtos para aquicultura.


Nossos produtos são elaborados com o apoio dos produtores, para que assim sejam respeitadas todas as necessidades reais de quem os utiliza.


As redes de proteção da Engepesca dão segurança para camarões e alevinos em contra-ataque de pássaros, morcegos, libélulas e outros predadores. 


Elas possuem alta resistência à exposição solar e às diversas condições climáticas do Brasil. Acesse o nosso site e confira os tamanhos de malhas ideais para o seu cultivo.



Compartilhe