NOTÍCIA


5 melhores espécies de peixes para cultivo e venda

5 melhores espécies de peixes para cultivo e venda
06 de Dezembro de 2021
Voltar

O mercado da piscicultura está em plena ascensão no Brasil. Mesmo em meio a pandemia houve um crescimento na produção de diferentes espécies de peixes em relação aos anos anteriores.


Puxado pelo aumento das exportações e pelo fortalecimento do mercado interno, o setor vive uma perspectiva bastante positiva para o futuro.


De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), as exportações da piscicultura atingiram U$S 5,6 milhões no 3º trimestre de 2021, com aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2020.


Muito disso se explica pelo aumento de novos cultivos e pela profissionalização gradual que ocorre de diversos produtores do setor.


Além disso, a tilápia é uma das espécies de peixes que se tornou carro-chefe da piscicultura brasileira. Ela é a que apresenta a cadeia produtiva mais institucionalizada e mais organizada.


Mesmo assim, para novos empreendimentos de piscicultura, é necessário cuidar quais espécies de peixes você escolherá para o seu cultivo.


Não basta apenas escolher a tilápia, pensando em toda a sua popularidade. É fundamental fazer um planejamento prévio, considerando alguns fatores.


Dentre eles, podemos citar, principalmente, as condições ambientais, inclusive a qualidade ou característica das águas disponíveis. Além disso, outro fator de grande importância é a rapidez com que o produto é obtido, ou seja, a precocidade da espécie do peixe que está sendo criado.


Também deve-se considerar quais espécies de peixes são mais resistentes às doenças e que possuem maior facilidade e adaptação na criação em cativeiro.


Assim, separamos as melhores espécies de peixes para você entrar na piscicultura de vez! Confira:



5 melhores espécies peixes para cultivo e venda



Tilápia - A queridinha da piscicultura. Tem um peso ideal de abate em cerca de 800 gramas e por ser um peixe tropical, apresenta o maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 25°C e 30°C.


São os melhores peixes para a piscicultura devido a aceitação de uma variedade grande de alimentos, além de apresentarem uma resposta positiva à fertilização dos viveiros. Além disso, são bastante resistentes a doenças, ao superpovoamento e a baixos níveis de oxigênio dissolvido.


Sem contar, é claro, com a carne saborosa, baixo teor de gordura, ausência de espinhas intramusculares em forma de “Y” (mioceptos) e excelente rendimento de filé.


Carpa Cabeça Grande - Um tipo de carpa muito explorado pela piscicultura. Além de conviver bem em conjunto com outras espécies de peixes, pode ser alimentado apenas com algas em colônias, rotífaros e pequenos micros crustáceos. Esta espécie atinge cerca de 2 kg com um ano de cultivo.


Tambaqui - Atinge o peso médio de 1,5 kg em apenas um ano de cultivo. Sua alimentação pode ser variada, mas em geral são utilizadas frutas, tubérculos, sementes e rações de varredura.


Apresenta um grande destaque em relação às outras espécies de peixes, pois tem muita facilidade em se adaptar a diferentes condições de desenvolvimento. Nesse sentido, é um dos peixes mais simples de serem criados.


Dourado - A grande vantagem comercial desta espécie de peixe está no seu crescimento acelerado. Além disso, o dourado também ganha peso facilmente e responde positivamente ao manejo em cativeiro


A partir disso, já podemos considerar dele um excelente tipo para a criação. Nesse sentido, alcança bons preços de venda no varejo para consumo, principalmente por sua carne ser de ótima qualidade e agradável ao paladar do brasileiro.


Responde muito bem a ração artificial, mas como é um peixe carnívoro, em determinados momentos pode ser mais vantajoso utilizar alimentos ricos em proteínas. No cativeiro, é necessário adotar técnicas de indução hormonal para provocar a ovulação das fêmeas e a liberação de esperma dos machos.


Pirarucu - Excelente opção dentre as espécies de peixes para criar em cativeiro. É um dos maiores peixes de água doce, podendo passar dos dois metros de comprimento e chegar a pesar mais de 200 quilos. 


Estas são grandes vantagens comerciais que ele apresenta, além de ser relativamente fácil de manter em estoque.


Sua alimentação é baseada em produtos naturais, como lambaris, tilápias e espécies forrageiras. No entanto, a melhor alternativa é realizar a alimentação com rações de alto padrão. No início, eles são treinados para comer ração durante seis dias, com seis refeições diárias; mas o processo pode demorar mais.



Produtos de alta qualidade para o seu cultivo



Analisou bem e está realizando o planejamento para iniciar o seu cultivo de piscicultura? Não esqueça que utilizar os melhores equipamentos disponíveis é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.


Os produtos da Engepesca estão no mercado há mais de 40 anos, sendo projetados em parceria com os produtores, que conhecem todas as necessidades da piscicultura.


Um exemplo é a nossa rede TilápiaNet®, marca registrada da empresa e criada especialmente para a captura de tilápias, carpas e outras espécies que costumam saltar muito.


O volume da rede é bem maior e por isso recomendamos redes com 30 ,40 ou 50 metros, para facilitar o manuseio. Em experimentos junto a produtores de tilápias, capturou-se 90% dos peixes em um lance.


Acesse o nosso site e confira o nosso catálogo de produtos para começar o seu cultivo de peixes da melhor maneira possível.



Compartilhe