NOTÍCIA


Piscicultura brasileira se mostra rentável e promissora, mesmo enfrentando adversidades

Piscicultura brasileira se mostra rentável e promissora, mesmo enfrentando adversidades
17 de Agosto de 2021
Voltar

Passado mais de um ano do início da pandemia, sentimos os seus impactos em todos os setores da economia. Mesmo com franca expansão e ascensão, a piscicultura brasileira também foi afetada, principalmente por produtores independentes.


No entanto, o mercado é extremamente promissor e os investimentos valem a partir do momento em que as perspectivas para o futuro são muito boas e positivas.


De fato, o ano de 2020 foi muito importante para o setor, tanto na produção, quanto na exportação. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), no ano foram produzidas 802,3 mil toneladas, o que representa um crescimento de 5,93%. 


Além disso, este é o segundo melhor desempenho desde 2014, deixando o Brasil em quarto lugar como maior produtor de peixe do mundo, atrás apenas da China, Indonésia e Egito.


O carro-chefe continua sendo a tilápia, um dos peixes que mais ganhou espaço no país e hoje é um dos favoritos na exportação. 


Nesse sentido, este tipo de peixe já representa 60% da produção nacional, com mais de 486 mil toneladas, crescimento de 12,5% no ano. Ela se destaca ainda mais na região sul do Brasil, com 213.351 toneladas, o que representa 44% do total produzido em todo o país.


Atualmente, o estado que lidera a produção de tilápia na piscicultura brasileira é o Paraná. Ele chegou em 2020, ao volume de 166 mil toneladas, aumento de 14% em relação a 2019, quando foram comercializadas 146.212 toneladas, de acordo com os dados da Peixe BR.


Estes números são tão expressivos, principalmente se fizermos a comparação com São Paulo, que está em segundo lugar em produção no país, com 74,6 mil toneladas. Ou seja, o estado do Paraná teve resultado cerca de 135% superior.


Assim, mais regionalmente, o oeste do Paraná também começou a se destacar e trilhar um caminho que aponta uma perspectiva excelente para os produtores de peixe no cenário nacional.


Conforme reportagem do jornal O Presente, este sucesso se consolida através do trabalho das cooperativas, que desempenham um papel de extrema relevância para impulsionar a atividade que cresce em ritmo maior que no país como um todo. 


O veículo realizou entrevistas com especialistas do setor, que afirmam que diante da franca ascensão da piscicultura brasileira, em 20 anos o Brasil será o maior produtor mundial de peixes de cultivo.


Nesse sentido, trabalhando para fomentar ainda mais a piscicultura brasileira, uma das cooperativas que trabalha exclusivamente com tilápias, utiliza o sistema de integração. 


A Cooperativa Agroindustrial C.Vale mantém o sistema é responsável pelo fornecimento de todos os insumos necessários para a produção (rações, peixes juvenis, logística de despesca e transporte para o frigorífico).


Esta é uma forma de melhorar a produção, profissionalizando toda a cadeia produtiva e ainda proporciona mais respaldo aos produtores devido à certeza de entrega da sua produção e recebimento da mesma. 


Assim, se oferece maior segurança para os produtores, que podem realizar mais investimentos, já que existe a garantia de retorno.


Com esse sistema, evita-se o prejuízo de produtores independentes, que podem encontrar dificuldades com a comercialização da produção e pagamento. A cooperativa controla toda a cadeia, desde a produção de grãos que serão utilizados na fabricação das rações, até a industrialização e comercialização dos peixes.


Assim, a segurança oferecida aos produtores para realizarem investimentos futuros em ampliações de áreas ou modernização das propriedades, também garante que a região como um todo melhore na produção. E, com isso, cada vez mais novos produtores surgem, com a certeza de retorno do investimento.


Além disso, investidores também passaram a entrar na atividade, já que a segurança proporcionada abriu os olhos destes para comprar áreas especificamente para construção de projetos para a produção de peixes.


A importância da tilápia o produtor independente da piscicultura brasileira


Como destacamos anteriormente, a tilápia é um dos peixes mais cultivados no Brasil e representa uma grande fatia da produção total da piscicultura brasileira. Considerado o carro-chefe do cultivo de peixe no país, o crescimento da espécie acontece há muitos anos.


Entrevistado pelo jornal O Presente, um dos precursores da criação de tilápias na região paranaense, Osvanir Dal Pizol, é um piscicultor que apostou na tilápia há 24 anos atrás. 


Desde então, ele destaca que a piscicultura brasileira é extremamente promissora, tanto no passado, quanto no excelente momento da produção em que vivemos. “Hoje, se o produtor quiser entrar no modelo de integração ele não irá se preocupar com a produção, e naquela época não existia nada disso. Era com a cara e a coragem”, relata.


No momento, o produtor independente não possui vínculo com cooperativas. No entanto, com sua produção que rende cerca de dez quilos por metro quadrado/ano (100 toneladas/hectare), o que corresponde a mil toneladas/ano, ele ainda consegue aproveitar a rentabilidade da tilápia


A comercialização ocorre, principalmente, nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, onde ele dispõe de um mercado comprador e faz também o transporte.


Um dos problemas enfrentados pelos produtores está na alimentação dos animais, que apresentou um aumento de cerca de 30% nos últimos seis meses. Esse custo representa entre 70% e 75% do custo de produção. 


Para driblar estes problemas, é possível planejar para ter mais de um ciclo produtivo ao ano, o que torna possível administrar com mais facilidade as adversidades relacionadas ao custo de produção.


Dal Pizol relata que o mercado consumidor de peixe esteve aquecido entre janeiro e abril deste ano, mas sentiu um impacto pela refração após esse período. Além disso, o aumento da ração foi bastante prejudicial para a cadeia produtiva da tilápia.


Mesmo assim, para o produtor, mesmo com as adversidades, a piscicultura brasileira se mostra rentável e bastante promissora. Ele afirma que o histórico da atividade é uma segurança e a perspectiva para o futuro é de que o segmento ainda tem muito a crescer. 


Para o produtor independente, os piscicultores precisam ter uma visão de curto prazo das suas produções, e após a abertura dos comércios, o novo cenário será promissor.


 


 


 



Compartilhe