NOTÍCIA


Veja como diminuir as perdas na piscicultura

Veja como diminuir as perdas na piscicultura
21 de Janeiro de 2020
Voltar

A piscicultura é o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos de forma monitorada. Nesse modelo de negócio, as espécies são totalmente controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo. A criação e a despesca é realizada com ferramentas e substâncias específicas, além do acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais. Este mercado lucrativo está se expandindo cada vez mais no Brasil. E, pensando nisso, a Engepesca vai dar dicas para você diminuir as perdas na piscicultura.


Nesse sentido, um dos exemplos da popularidade da piscicultura no Brasil é a produção de tilápia. Conforme dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), ela foi responsável por R$ 5 bilhões no faturamento anual do país. Essa espécie representa mais da metade da produção dos peixes em terras brasileiras, que chegam a 722 mil toneladas.


Com certeza o faturamento é um dos pontos principais para que os produtores queiram começar as suas próprias produções. Além disso, a facilidade da criação e da manutenção dos processos de piscicultura também contribuem como grandes atrativos. Portanto, garantir a qualidade do seu produto final é fundamental para garantir credibilidade e a sustentação do seu próprio empreendimento. Assim, existem fatores que podem prejudicar a cultivo e é preciso saber como diminuir as perdas na piscicultura.


Antes de mais nada, precisamos compreender que o clima é algo que pode influenciar bastante na criação e, apesar disso, não temos controlá-lo. Por isso, para diminuir as perdas na piscicultura já no início do empreendimento você precisa estar atento às espécies mais adaptadas à sua região. Ainda sobre o clima, com relação às temperaturas baixas, os cuidados para diminuir as perdas na piscicultura devem ser iniciadas ainda no verão.


A temperatura da água é fundamental para a piscicultura. Não só durante o processo de criação, mas também no próprio início da produção. Por exemplo, no transporte dos alevinos (peixes recém saídos do ovo) para os tanques de cultivo. Eles precisam estar aclimatados à temperatura da água do viveiro ainda nas embalagens onde foram transportados. Portanto, eles não podem ser soltos imediatamente no viveiro e deve-se esperar cerca de uma hora para colocá-los dentro da água. O choque térmico resultante da diferença entre a temperatura do transporte e a da água do viveiro pode dizimar o lote adquirido. Esta dica é muito importante para diminuir as perdas na piscicultura desde o início.


Outro ponto essencial para diminuir as perdas na piscicultura é estar atento ao monitoramento da qualidade da água (níveis de oxigênio, pH, temperatura, concentração de amônia e nitrito). Além disso, deve-se considerar a espécie que será cultivada e garantir o atendimento às suas especificidades. Isto vai garantir a saúde dos peixes, além de controlar o aparecimento de doenças e a morte dos animais.


Também é preciso cuidar da nutrição dos peixes, que possuem necessidades específicas de cada espécie. A quantidade de proteína pode ser bastante variável, por isso é preciso ficar atento a este ponto. De um modo geral, os alevinos necessitam de ração com elevado teor protéico, que deve ser fornecido de forma farelada ou granulada. Conforme eles crescem, a alimentação deve ser substituída por formulações com menor índice protéico nas formas peletizada (não flutuantes) ou extrusada (flutuantes).


Além disso, outra prática de manejo que pode ser realizada é a adição de suplementos como vitaminas (C e E), aminoácidos, probióticos e prebióticos. Essas substâncias ajudam a aumentar a imunidade dos peixes, antes de passarem pelas condições estressantes


Equipamentos de qualidade para diminuir as perdas na piscicultura


Utilizar os equipamentos adequados é fundamental para garantir a qualidade da produção e diminuir as perdas na piscicultura. Alguns fatores que podem ser destacados como críticos à saúde da criação é a elevada densidade de peixes, que precisa ser compatível com o tamanho do viveiro. Por isso, escolher os tanques rede corretos, por exemplo, pode ser o passo que faltava para melhorar o seu cultivo.


Além disso, um dos grandes causadores de doenças dos peixes na piscicultura é o aparecimento de parasitas e doenças. Por isso, para manter a qualidade da água, você precisa utilizar filtros ideais para cada tipo de produção. Estes equipamentos são fundamentais no controle das pragas.


A Engepesca fabrica filtros de 300 microns, em qualquer dimensão, para filtragem da água na entrada dos tanques, eliminando larvas de crustáceos, de peixes e outras pragas. Além disso, são comercializados as redes de proteção, para proteger os alevinos e peixes dos ataques de pássaros, morcegos, libélulas e outros predadores. Isto é muito importante para diminuir as perdas na piscicultura.
A Engepesca é pioneira na fabricação de tanque-rede de nylon multifilamento no Brasil, que são largamente utilizadas na aquicultura. No mar, não sofrem problemas com os predadores e são muito utilizados para o cultivo de peixes como tilápias, salmões, trutas e robalos, por exemplo. Fabricamos vários modelos; quadrados, retangulares, redondos ou hexagonais para atender projetos específicos. Não fabricamos estruturas flutuantes.
Gostou do conteúdo da Engepesca? Acesse o nosso site e fique atualizado sobre criação de peixes, camarões e muito mais.



Compartilhe