NOTÍCIA


TilápiaNet® é a rede ideal para o seu cultivo

TilápiaNet® é a rede ideal para o seu cultivo
27 de Novembro de 2020
Voltar

O Brasil está entre os 15 maiores produtores de peixe do mundo. Uma prova disto é a subida gradativa de exportações de peixes de cultivo, que teve um aumento de 32,8% no 1º trimestre de 2020. Segundo dados da Comex/Ministério da Economia, foram exportadas 1.668t, número positivo em relação ao ano anterior, tendo março como mês com maior volume, chegando a 576 toneladas. Para obter tanto sucesso na piscicultura, é necessário utilizar os equipamentos corretos, de alta qualidade, pois só assim você pode tirar o máximo do seu cultivo. Sempre atenta às necessidades do mercado, a Engepesca criou, em 1998, a rede modelo TilápiaNet®, ideal para quem trabalha com piscicultura e quer trabalhar com materiais de alto padrão.


A tilápia é uma das espécies de peixes que mais exportados. Só no primeiro trimestre de 2020 foram 1.370 t, o que equivale a 83% do total no período. Os estados líderes em exportação de tilápias são Mato Grosso do Sul (515 t), Santa Catarina (341 t) e Paraná (286 t). Nesse sentido, temos os Estados Unidos como principal cliente da piscicultura brasileira, que investiu US$ 1,8 milhão no 1º trimestre de 2020. Em seguida vem a China, que importou US$ 242 mil em produtos de piscicultura. Em volume, os dois países não estão distantes: Os EUA importaram 321 t e a China 284 t.


Com todo esse mercado em vista, que vem crescendo ao longo dos anos, a Engepesca se apropriou de diferentes tecnologias e aliando isto à sua experiência, desenvolveu a TilápiaNet®. A rede modelo foi desenvolvida para a captura de tilápias, carpas e outras espécies que costumam saltar muito. Sua criação ocorreu em conjunto com produtores de todo Brasil, que auxiliaram no seu desenvolvimento, dando maior credibilidade para o trabalho da Engepesca. Com essa parceria, a rede foi sendo melhorada para atender às necessidades do produtor o resultado é impressionante: em experimentos junto à produtores de tilápias, capturou-se 90% dos peixes em um lance.


Hoje, com mais de 30 anos no mercado, a TilápiaNet® é um sucesso de vendas em todo Brasil e no exterior. A Marca Registrada da Engepesca tem 05 alturas e uma grande bolsa que assegura uma boa aderência ao fundo, além de uma montagem diferenciada. O volume da rede é bem maior e por isto recomendamos redes com 30 ,40 ou 50 metros, para facilitar o manuseio. Em experimentos junto à produtores de tilápias, capturou-se 90% dos peixes em um lance. Além disso, ela tem a garantia de ser um produto Engepesca, que foi fundada em 1986 e possui ampla experiência em criação e comercialização de produtos para os ramos de piscicultura, carcinicultura e maricultura. Tudo isso demonstra o comprometimento com a qualidade e a responsabilidade técnica sobre os seus produtos, projetos e serviços da nossa empresa.


Defina o tamanho da sua TilápiaNet®


Definir o tamanho ideal da rede de pesca requer uma atenção extra e um planejamento prévio antes da compra. Desse modo o produtor consegue garantir a maior eficácia do seu cultivo, melhorando a captura e o manuseio dos peixes. Assim é possível aumentar a produtividade e o rendimento da sua criação. Para começar a definir o tamanho, é preciso estar ciente de cada característica das redes.


A panagem é o tecido que forma a rede e pode ser tecnicamente identificada na seguinte ordem: Fio, Malha e Altura, por exemplo: Fio 210/06 – 5 mm – 400 malhas. A malha é o principal componente da rede, sendo que no Brasil foi adotado a medida entre nós adjacentes, para definir o tamanho da malha. Para a criação de peixes, a malha não pode ser muito grande para não malhar e matar o peixe. Existe uma dica para determinar a malha, que consiste em medir a circunferência da cabeça do peixe com um fio, o tamanho encontrado deve ser dividido por dois, o resultado obtido será a malha desejada.


Em relação ao comprimento de uma rede de arrasto, ele deve ser 50% superior à largura do tanque. Assim, a rede formará um grande arco que vai direcionar os peixes para o centro da rede. Dessa forma, o comprimento deverá ser igual à largura do viveiro x 1,5. Exemplo: Um viveiro com 10 metros de largura, o comprimento da rede é = 10 m x 1,5 = 15 metros. Já altura armada da rede é obtida esticando as boias horizontalmente. A rede formará uma parede que em média é 30% inferior que a altura esticada da managem.


Outro ponto importante para ser considerado é a altura da rede em relação a profundidade do tanque. A altura armada deve ser em média duas vezes maior que a profundidade do tanque. Assim, com essa folga estabelecida, é possível manter a formação de uma barriga, que vai assegurar a aderência ao fundo e a captura de grandes quantidades de peixes. Uma rede alta com saco, permite a estocagem temporária dos peixes no final do arrasto, facilitando a seleção. Além disso, evite usar redes baixas, pois elas não têm boa aderência ao fundo, não formam sacos e permitem a fuga dos peixes.


Ao definir o tamanho da sua TilápiaNet®, também é importante lembrar que a Engepeca realiza consultoria técnica especializada antes de cada compra. Para maior comodidade do cliente, como temos a fabricação própria de nossas redes, tornamos possível também a personalização dos produtos conforme sua necessidade.



Compartilhe