NOTÍCIA


TANQUE-REDE: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ESTRUTURA UTILIZADA NA PISCICULTURA

TANQUE-REDE: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ESTRUTURA UTILIZADA NA PISCICULTURA
13 de Dezembro de 2019
Voltar

piscicultura é uma modalidade onde desenvolve-se o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Este modelo de criação cresceu no mercado brasileiro nos últimos anos e, atualmente, movimenta uma parte importante da economia do país. Na piscicultura, os peixes são controlados desde o início da vida até o momento ideal para o consumo. Para isto, são utilizadas diversos equipamentos, substâncias e trabalho de acompanhamento periódico. Entre as mais diversas tecnologias disponíveis para as criações, a Engepesca vai te apresentar tudo sobre o tanque-rede.


O tanque-rede é uma estrutura de forma e tamanho variável, mas que é constituída por redes ou telas. Isto permite a livre circulação da água entre eles e, por isso, podem ser instalados em ambientes aquáticos, por meio de flutuadores. Nesse sentido, também existe a possibilidade da implementação do tanque-rede ocorrer em locais onde há oscilação periódica no nível da água ou por meio de estacas fixas e em ambientes onde o nível d'água não oscila.


Antes de tudo, o objetivo do uso do tanque-rede é para o confinamento de peixes. Assim, são proporcionadas condições de crescimento, tanto pela ao ataque de predadores e competidores, quanto pelo fornecimento de alimento e água de boa qualidade. Além disso, também oferece facilidades no seu manejo diário e na prática da despesca.


Outra vantagem é que ele dispensa altos investimentos iniciais e apresenta um bom retorno financeiro ao produtor. Ele ainda pode ser colocado em lugares diversificados, como em áreas alagadas formadas por reservatórios de hidrelétricas, rios, áreas de garimpo, açudes e outras pequenas represas de uso diverso.


Como dito anteriormente, o tanque-rede possui formato variável. Seu modelo vai depender da necessidade da criação. As principais formas são quadrangulares, retangulares e circulares. Hoje, o formato mais utilizado é o quadrangular, já que ele apresenta grande facilidade no manejo nas estruturas e, principalmente, pela troca de água mais eficiente.


A profundidade também deve ser condicionada às características da área no qual será inserido o projeto. Não é aconselhável confeccionar um tanque-rede com profundidade maior que o tamanho da estrutura, para facilitar o manuseio. Além disso, o tanque-rede costuma ser dividido entre: pequeno volume com alta densidade e grande volume com baixa densidade. Os primeiros possuem renovação de água maior que o segundo tipo, por isso suporta maior densidade.


 


Vantagens do tanque-rede


 


Engepesca é pioneira na fabricação de tanque-rede de nylon multifilamento no Brasil, que são largamente utilizadas na aquicultura. No mar, não sofrem problemas com os predadores e são muito utilizados para o cultivo de peixes como tilápias, salmões, trutas e robalos, por exemplo. Fabricamos vários modelos; quadrados, retangulares, redondos ou hexagonais para atender projetos específicos. Não fabricamos estruturas flutuantes.


Confira algumas das inúmeras vantagens de utilizar o tanque-rede:


Aproveitamento racional e uso múltiplo dos recursos hídricos de ampla disponibilidade no país;
O tanque-rede pode ser aplicado em águas onde a produção pesqueira é pequena ou onde a pesca é de difícil realização;
Menor custo fixo por produção e tempo de instalação quando comparado a outros sistemas produtivos;
Existe a possibilidade de produção o ano inteiro;
O sistema considerado semi-móvel pode ser deslocado facilmente para outros locais;
Produção de proteína animal de boa qualidade;
Incremento de emprego e renda, tanto artesanal como industrialmente.
Conheça o trabalho da Engepesca e receba o melhor acompanhamento para começar a sua criação de peixes.


 



Compartilhe