NOTÍCIA


Saiba quais devem ser os cuidados com a piscicultura no verão

Saiba quais devem ser os cuidados com a piscicultura no verão
20 de Dezembro de 2019
Voltar

A piscicultura é um mercado que cresceu muito nos últimos anos no Brasil. Ela é uma modalidade onde desenvolve-se o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Atualmente, movimenta uma parte importante da economia do país, sendo um grande atrativo para os produtores. Apesar de simples, o processo de criação exige cuidados e bastante trabalho para garantir um produto de qualidade e que dê um bom retorno. Por isso a Engepesca vai mostrar quais devem ser os cuidados com a piscicultura no verão.
Neste modelo de criação, os peixes são controlados desde o início da vida até o momento ideal para a venda e consumo. Nesse sentido, diversos equipamentos, substâncias específicas e trabalho de acompanhamento periódico são necessários. É preciso estar ciente destas questões para dar início ao seu cultivo, mas o retorno financeiro é excepcional. Conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil está entre os 25 maiores produtores de piscicultura. Além disso, o país deve ter o maior aumento na produção de peixes da América Latina na próxima década, com uma alta de 104% até 2025.
Por exemplo, podemos citar a tilápia, que é a responsável por levar o Brasil a R$ 5 bilhões no faturamento anual. O número faz parte de uma mensuração realizada pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Essa espécie representa mais da metade da produção de peixes no Brasil, que chega a 722 mil toneladas.
Outro ponto positivo para iniciar são os benefícios para a saúde já que este é um dos alimentos que melhor complementam a alimentação. Além disso, possuem baixo teor de gordura, os pescados são também um ótimo aliado na perda de peso e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Assim, ao entrar no ramo da piscicultura, o cuidado com o produto deve ser alto e a utilização de equipamentos de qualidade também. Ainda existem fatores variáveis, como o caso do clima e, por isso, da importância de saber os cuidados com a piscicultura no verão.


 


Cuidados com a piscicultura no verão


Como falamos anteriormente, o clima é um fator determinante para manter a qualidade da produção. A interferência das condições do tempo está diretamente relacionada à susceptibilidade do organismo produzido, assim como o tipo de sistema de produção praticado. Quando tratamos de piscicultura devemos conhecer a fundo os padrões reprodutivos das espécies, pois muitas delas apresentam relação direta com as épocas do ano. Isso reflete nos cuidados com a piscicultura no verão, momento chave para a produção.
Primeiramente, os cuidados com a piscicultura no verão, por meio de monitoramento e utilização de boas práticas de manejo, incluindo uma alimentação adequada. Nesta estação as chuvas de fim de tarde são mais comuns e provocam altos volumes de precipitação em curto espaço de tempo, que são acompanhados geralmente de trovoadas e descargas elétricas. Estes são os sistemas que mais afetam a produção em geral, devido à diluição da água, causando alterações nos parâmetros físico-químicos da mesma, sobretudo na salinidade.
Além disso, os períodos que possuem maior mortalidade de peixes é o outono e inverno, entretanto, os cuidados para que isso não aconteça devem começar durante o verão. Outros pontos para cuidar são as mudanças bruscas na temperatura, já que os peixes não conseguem regular sua temperatura corporal. Nos dias de calor intenso é fundamental saber manejar a alimentação, pois os animais ficam com o metabolismo acelerado e a resistência às doenças prejudicada. Assim, os cuidados com a piscicultura no verão se tornam cada vez mais fundamentais para a produção.
Ainda alimentar os peixes em excesso faz com que eles sofram uma perda de qualidade da água, e com a chegada do inverno, as doenças acabam dizimando boa parte da criação. As taxas de alimentos costumam variar de acordo com as espécies criadas, também é necessário levar em consideração a temperatura da água. Os níveis de poluentes da água durante os períodos de calor devem ser monitorados regularmente.
Nesse sentido para estabelecer os cuidados com a piscicultura no verão é necessário respeitar os níveis de oxigênio, pH, transparência, amônia, dureza, e nitrito. Outra dica importante é investir no planejamento do manejo dos peixes. O recomendado é sempre optar pela prevenção durante o verão, pois acaba melhorando inclusive os possíveis problemas comuns do inverno.
Sem dúvidas o verão é uma ótima estação para o cultivo de peixes como a tilápia, por exemplo. Mas os cuidados com a piscicultura no verão devem ser redobrados. A Engepesca é a pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil e possui 30 anos de experiência. Confie as suas necessidades de captura e manuseio ao nosso trabalho.



Compartilhe