NOTÍCIA


Saiba mais sobre o mercado da pesca em Santa Catarina

Saiba mais sobre o mercado da pesca em Santa Catarina
07 de Agosto de 2019
Voltar

Mercado da pesca em Santa Catarina


 


A pesca é uma atividade tradicional na Zona Costeira do Estado de Santa Catarina, exercendo um importante papel social e econômico na região. Famílias de pescadores encontram- se espalhadas por quase todo o litoral Centro-Norte Catarinense. A maioria dos pescadores, cerca de 77,13 aprenderam o ofício com os familiares, em outras gerações.


Santa Catarina destaca-se no cenário nacional como um dos maiores produtores de pescado, possuindo um complexo industrial pesqueiro de grandes dimensões e uma frota de embarcações numerosa e diversificada. No estado a atividade é realizada em escala artesanal e industrial.


A maior parte dos pescadores pesca com embarcações (49,47 %), sendo menos freqüentes as atividades de arrasto de praia, pesca de linha no costão e outras atividades. Os pescadores proprietários de embarcações geralmente pescam camarão, são voltados a carcinicultura. A pesca artesanal, apresenta uma grande variedade tanto de apetrechos de pesca como de espécies capturadas. O principal apetrecho de pesca utilizado é a rede dupla de arrasto de fundo, utilizada na pesca artesanal do camarão.


Além do camarão, os peixes mais capturados são: os cações (15,69 %) e garoupas (7,0) no verão, a corvina (17,63 %) e a tainha (15,94%) no inverno. A pesca da tainha movimenta praticamente todas as comunidades pesqueiras visitadas, durante os meses de maio a julho. Muitos pescadores ficam em terra a espera dos cardumes, que chegam bem próximos à praia. 


As ilhas têm grande importância para os pescadores, já que servem de ponto de referência para localização das áreas de pesca. Essas áreas de cultivo dos frutos do mar são monitoradas com regularidade no litoral catarinense, sendo o único estado que realiza esse trabalho de fiscalização.


A produção na faixa litorânea


A produção pesqueira industrial supera em muito a artesanal, representando atualmente cerca de 94% do total desembarcado em peso no Estado de Santa Catarina. Dessa forma, o segmento industrial constitui o ponto central da pesca catarinense, principalmente para a região do litoral centro-norte catarinense que tem grande parte de sua economia calcada na atividade pesqueira.


As cidades de Itajaí, Porto Belo e Navegantes são o principal pólo da pesca profissional do estado. Lideram a produção sendo responsáveis por 90% dos pescados no cenário catarinense. A nível nacional, a produção pesqueira da região corresponde a até 25% do que é realizado no Brasil, totalizando cerca de 600 embarcações de barcos industriais.


Além dos peixes, Santa Catarina encanta com a produção de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões. Por ano, o estado chega a comercializar cerca de 17.370 toneladas de marisco, 3.030 toneladas de ostras e 38 toneladas de vieiras. O Estado é favorecido pela extensa faixa litorânea de 560 quilômetros.


 



Compartilhe