NOTÍCIA


Como otimizar a criação de tilápias

Como otimizar a criação de tilápias
27 de Julho de 2020
Voltar

Hoje separamos algumas dicas sobre como otimizar a criação de tilápias. Piscicultores que almejam produzir mais e com maior qualidade confira essas dicas e coloque em prática hoje mesmo!


1. Alimentação adequada
Recomenda-se que a quantidade de ração oferecida aos peixes seja na proporção de 6,5% do peso total das primeiras fases no cativeiro. E no fim da criação, deve oferecer 1,2%. A ração deve ser oferecida duas vezes durante o dia ou mais.


O percentual de proteína bruto na ração deve ficar em torno de 28% a 32%, sendo o último valor recomendável para sistemas com tanque rede. Isso porque existe uma expectativa de conversão alimentar de 1,4 a 1,8 em condições térmicas favoráveis.


Outra dica é que ao escolher um tipo de ração, observe se ela é extrusada, pois essa é mais indicada para as tilápias, uma vez que o seu processamento ocorre em alta temperatura, pressão e umidade. Isso permite um aproveitamento melhor dos nutrientes pelos peixes.


Destaque para rações processadas por meio de extrusão que facilitam o manejo alimentar graças à estabilidade demonstrada ao entrar em contato com a superfície da água. A ração para as tilápias devem flutuar na água, e isso também ajuda bastante a diminuir o desperdício e o acúmulo de resíduos no tanque.


2. Tecnologia
Investir em tecnologia auxilia na redução de incertezas no processo produtivo, o que garante a sistematização de dados que ficam espalhados por diversos setores da sua fábrica. Dessa maneira, fica muito mais fácil melhorar o manejo e garantir a vida útil das tilápias.


Assim, a utilização de tecnologia de ponta abarca a otimização dos processos no intuito de aumentar a sua produção ou reduzir gastos e tempo de execução das atividades internas da empresa. A produtividade do seu negócio só tem a ganhar com esse fator agregado à sua criação, pois por meio dele é possível facilitar o gerenciamento dos processos e a tomada de decisões administrativas.


Nesse sentido, é muito importante que as mudanças na produção geradas pela implementação da tecnologia sejam transmitidas para todos os colaboradores envolvidos nas respectivas atividades que necessitam das máquinas. Para tanto, você deve investir em treinamentos e garantir que os seus funcionários estejam devidamente capacitados.


3. Utilize a rizipiscicultura
A rizipiscicultura é uma prática secular do Oriente, esse método se caracteriza pelo tratamento racional da área agrícola, especificamente da água, que favorece a manutenção das reservas hídricas onde há o cultivo de arroz em coexistência com uma criação de peixes. Ele costuma ser desenvolvido por meio de arroz irrigado e plantado em tabuleiros para priorizar a organização, bem como otimizar a produtividade.


Outro fator preponderante para adotar um sistema de rizipiscicultura é que essa cultura anda na mesma linha dos conceitos de desenvolvimento sustentável. É fato que, quando você concilia uma criação de peixes com uma plantação de arroz, os animais se alimentam das ervas daninhas e de outras pragas que proliferam nessas lavouras.


Lavouras dessa categoria, então, diminuem de maneira significativa a utilização de herbicidas e de outras formas de se tratar e eliminar esses empecilhos que prejudicam a produtividade do seu negócio. Dessa maneira, fica mais fácil economizar dinheiro e investir em alimentos mais saudáveis.


Essas são algumas dicas para otimizar sua produção de tilápias. Confira outras dicas sobre aquacultura no nosso blog


 



Compartilhe