NOTÍCIA


Chegou o frio? Saiba como melhorar a produtividade da piscicultura no inverno

Chegou o frio? Saiba como melhorar a produtividade da piscicultura no inverno
21 de Julho de 2021
Voltar

Chegou a época mais fria do ano e com ela, os cuidados nas produções devem aumentar. A piscicultura no inverno exige bastante atenção, já que os peixes apresentam suas funções biológicas diretamente relacionadas às condições do ambiente.


Assim, a piscicultura no inverno pode influenciar diretamente na produtividade e na saúde do cultivo. Isso ocorre porque as quedas bruscas de temperatura podem influenciar negativamente nesse sentido.


Como os peixes não conseguem regular o calor do corpo, ela vai variar sempre conforme a temperatura da água onde estão localizados. Por isso, se não tomar os cuidados corretos, as chances de prejuízos para a piscicultura no inverno são muito altas.


Desse modo, podemos destacar que é bastante comum ocorrer a morte de peixes durante as mudanças de temperaturas bruscas que acontecem no outono e principalmente no inverno. 


Nesta época, ocorrem variações grandes entre as temperaturas mínimas e máximas durante o dia, o que pode prejudicar consideravelmente a produção. 


Um exemplo disto é que dias que iniciam com 12º graus, por exemplo e tem as tardes ensolaradas com o dobro disto, fazem com que os peixes diminuam o consumo dos alimentos, ficando mais propensos a doenças.


Por isso, existem recomendações que devem ser seguidas para cada espécie, controlando a alimentação e também a temperatura correta da água. 


Além disso, com a mudança da alimentação conforme a estação, deve-se estar atento para evitar a sobra excessiva de ração na água. 


Desse modo, é possível para evitar grandes perdas na produção e a redução da qualidade da água.


Vale ressaltar que estes cuidados precisam ser feitos em todas as estações do ano, sendo que o planejamento da piscicultura no inverno pode começar durante o verão, por exemplo.


Assim, verifique com bastante antecedência as práticas de manejo como arrasto de rede e transporte, que devem ser realizadas antes do frio chegar. A partir disso, os peixes não ficarão estressados com o clima, o que também afeta na produtividade.


Em outro caso, é possível utilizar suplementos de vitaminas, que auxiliam no processo de manejo da piscicultura no inverno e aumentam a imunidade dos peixes. Você pode misturar vitaminas como a C e E, aminoácidos, probióticos e probióticos na ração e oferecer aos peixes antes da chegada das frentes frias, por exemplo.


Como melhorar a produtividade da piscicultura no inverno com a Proteína Hidrolisada de Frango


Como a criação de piscicultura no inverno pode gerar grande estresse e redução da condição imunológica dos peixes, é fundamental fazer o controle da produção neste período. As baixas temperaturas também deixam os peixes mais suscetíveis à ação de patógenos, como fungos, bactérias e protozoários.


Conforme destacamos anteriormente, a organização do plano alimentar é fundamental para melhorar a produtividade. Além de vitaminas, você pode usar ingredientes funcionais como a Proteína Hidrolisada de Frango (PHF), muito benéfica para a piscicultura.


Nesse caso, o uso de PHF proporciona maior absorção e melhor uso dos nutrientes da dieta. Assim, esta proteína consegue melhorar o estado de saúde geral da produção e ainda melhora o rendimento do filé.


A proteína ainda se apresenta bastante biodisponível durante o processo de hidrólise enzimática. Este processo é responsável pela quebra de grandes moléculas em moléculas menores. Assim, elas podem ser absorvidas com maior eficiência e agilidade pelos animais. Sua execução pode ocorrer ainda por meio de processos químicos, térmicos ou enzimáticos.


Desse modo, a Proteína Hidrolisada de Frango é composta por carne, fígado e vísceras de frango, sendo capaz de fornecer alimentação de maior qualidade e funcionalidade às dietas dos peixes. 


Isso se relaciona com o fato da presença de peptídeos bioativos na PHF, um composto que apresenta massas moleculares muito menores do que as proteínas brutas e são mais facilmente assimilados pelo organismo.


Em nível proteico, um dos processos de destaque é a hidrólise enzimática, que por meio da ação de enzimas reduz o tamanho das proteínas, transformando-as em peptídeos bioativos. 


Além de melhorar o rendimento do filé, também colabora com perfil lipídico do plasma sanguíneo, conferindo maior produtividade ao produtor e crescimento dos parâmetros de saúde dos peixes.


Esta melhora no perfil lipídico dos peixes, de diminuição do colesterol nocivo e aumento do colesterol benéfico, comprova a melhoria da saúde dos peixes. 


A proteína possui composição racional de nutrientes focada para Tilápias do Nilo, o que colabora com o aumento também nos rendimentos de produção nos períodos críticos e contribui para a redução da temperatura ambiente diminui proporcionalmente ao metabolismo dos animais.


Conforme estudos apresentados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), as Tilápias do Nilo adultas, que recebem 4% de PHF na dieta aumentam cerca de 6,75% o rendimento de filé, em comparação com dieta isoproteica, que não utiliza o ingrediente. 


Isto é reflexo da melhoria da produtividade do cultivo de peixes e aumenta o rendimento do produtor.


Por último, vamos destacar novamente que o cuidado com a sua criação deve ocorrer durante o ano todo e o uso da Proteína Hidrolisada de Frango na alimentação pode ocorrer em qualquer período do ano. 


Mesmo sendo bastante benéfico para a piscicultura no inverno, você pode aumentar os seus índices de produção em todas as estações.



Compartilhe