NOTÍCIA


Aquaponia como solução para produção sustentável de alimentos

Aquaponia como solução para produção sustentável de alimentos
30 de Setembro de 2017
Voltar

Já imaginou montar seu próprio sistema de cultivo utilizando um espaço que está em desuso na sua casa ou mesmo no seu apartamento? Pois bem, sistemas aquapônicos estão inovando a forma como são produtivos os alimentos e principalmente agregando práticas sustentáveis.


A aquaponia é a integração da aquicultura (cultivo de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas). Hoje, já é possível encontrar produções comerciais de grande escala utilizando sistemas aquapônicos, seja em ambientes controlados, com estufas ou locais ao ar livre com clima favorável. A aquaponia utiliza métodos e equipamentos que resultam tanto de práticas hidropônicas quanto da aquicultura.


São poucos os estudos sobre a produção comercial aquapônica. Publicado na ScienceDirect, o artigo “Commercial aquaponics production and profitability: Findings from an international survey”, tem por objetivo documentar os métodos e culturas de produção, os tipos de espécies utilizadas e a rentabilidade dos sistemas comerciais aquapônicos nos EUA e nos demais países.


A pesquisa utilizou um formulário online para a coleta de dados, sendo que 257 pessoas preencheram os critérios de inclusão para o estudo. Entre algumas informações importantes se destacam:


as estufas têm sido utilizadas como métodos mais populares de produção aquapônica;
a maioria dos produtores constroem suas próprias estruturas aquapônicas;
em média são utilizadas duas espécies de animais aquáticos e 30% dos entrevistados utilizavam três ou mais espécies;
tilápia ( Tilapia spp., 69% dos entrevistados), peixes ornamentais (43%), bagre (ordem Siluriformes, 25%), outros animais aquáticos (18%), perca ( Perca spp. , 16%), bluegill ( Lepomis macrochirus , 15%), truta ( Oncorhynchus spp., Salmo spp., Salvenlius spp., 10%), entre outros, são algumas espécies utilizadas nos sistemas de aquaponia;
a média de peixes colhidos pelos entrevistados foi de 23 a 45 kg/ano;
a aquaponia é a principal fonte de renda para 30% dos entrevistados;
em média, o investimento inicial relatado foi de U$ 5.000 a U$ 9.999 nos 12 meses anteriores.
Os resultados levantados pela pesquisa forneceram uma melhor compreensão do negócio, podendo ser utilizados em pesquisas futuras e nas operações comerciais.


 


Fonte: Aquaculture Brasil


http://www.aquaculturebrasil.com/2017/09/19/aquaponia-como-solucao-para-producao-sustentavel-de-alimentos/


 



Compartilhe