NOTÍCIA


4 dicas para o seu cultivo ser mais produtivo e eficaz

4 dicas para o seu cultivo ser mais produtivo e eficaz
26 de Abril de 2021
Voltar

Cada vez mais a piscicultura brasileira se destaca no mercado nacional e internacional. Neste ano tão difícil para todos, o setor de cultivo de peixes cresceu 5,93%, mesmo com todas as adversidades. 


Para 2021, esperamos que esses números aumentem ainda mais. Pensando nisso, a Engepesca separou algumas dicas para o seu cultivo ser mais produtivo e eficaz.


Como uma excelente opção de mercado, também podemos destacar que as exportações da piscicultura brasileira cresceram em 53% no 3º trimestre de 2020. Esses aumentos que destacamos se devem a qualidade da nossa produção.


Essa forma de cultivo está mais popular e, com isso, o mercado se tornou mais competitivo. Para se destacar é preciso ter qualidade. 


Por isso a Engepesca separou dicas para o seu cultivo ser mais produtivo e eficaz.


Dicas para seu cultivo


Siga todas as normas regulamentadoras - As normas foram criadas para ajudar as empresas de todos os setores. Elas servem como uma forma de orientar o trabalho em diversas formas. 


Além disso, é importante ressaltar que você deve seguir diversas normas regulamentadoras para que o seu projeto fique dentro dos padrões estabelecidos por lei.


Para a piscicultura, as NRs colaboram na forma de criação dos peixes e também para que sua produção siga os padrões de qualidades exigidos para a produção, comercialização e consumo. Tudo isso para que você não perca competitividade em relação a outros empreendimentos.


Cuidar da infraestrutura - Uma dica fundamental é que você tenha bastante cuidado com a infraestrutura onde iniciará o seu projeto. 


Qualquer negócio de sucesso depende da escolha do local, de como o projeto será desenvolvido nele e diversos aspectos que precisam ser bastante analisados antes do início.


Também é preciso estar atento aos fatores biológicos, como a água em termos de quantidade e qualidade, o solo, a topografia do terreno e os fatores climáticos locais.


Escolha das espécies de peixes - Eles são as estrelas do seu cultivo. Existem inúmeras espécies de peixes que podem ser escolhidos para dar início à piscicultura.


No entanto, você deve aprender sobre as características de cada espécie, como resistência, crescimento, boa conversão alimentar e reprodução. 


As espécies que têm maior facilidade nestas questões são de fácil criação, mas outras têm uma criação mais difícil, entretanto apresentam maior valor de venda.


Por isso, deve-se dar preferência àquele cultivo de espécies de peixes que atendam melhor a um equilíbrio de requisitos, sempre considerando os desejos do mercado consumidor.


As espécies de peixes mais indicadas são pacus, tilápias, carpas capim, carpas coloridas, carpas húngaras, curimbatás, dourados, lambaris, piaçus, piracanjubas, entre outras.


Eficiência da alimentação - O que e como você dará de alimentos para os seus peixes vai influenciar diretamente na sua produção final. Ela representa cerca de 70% dos investimentos da piscicultura. 


Você pode utilizar de ferramentas e equipamentos para fazer a alimentação automática, que deve ser feita de 3 a 4 vezes por dia, dependendo da espécie.


Então, após os seis meses de vida, os peixes, principalmente aqueles submetidos ao processo de engorda, devem receber quantidades maiores de ração, que precisam ser oferecidas entre 5 e 8 vezes por dia. 


Considere utilizar alimentadores automáticos, já que eles melhoram na relação custo-benefício.


Além de poderem dar o alimento em qualquer horário de forma automática, eles também podem ajustar o fornecimento conforme os parâmetros químicos e físicos da água. 


Com isso é possível reduzir a sobra de ração, além dos impactos ambientais da alimentação.


Equipamentos de qualidade - Utilizar as ferramentas adequadas é essencial para dar qualidade a qualquer tipo de trabalho. 


Com equipamentos de alta performance, você garante que sua produção seja feita de maneira segura e sem prejudicar a qualidade do produto.


Também é possível acelerar sua criação, mas sem afetar a qualidade do produto ou em perdas.


Adquiria os melhores equipamentos de Piscicultura com a Engepesca


A Engepesca é a pioneira na fabricação de redes para a aquicultura no Brasil. Nossa empresa foi fundada em 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. 


Hoje, com mais de 30 anos de experiência, temos clientes em todos os estados do Brasil e no exterior.


Temos diversos produtos focados para a piscicultura. Uma delas é a TilápiaNet®, um modelo de rede criado por nós mesmos, para a captura de tilápias, carpas e outras espécies que costumam saltar muito.


Temos orgulho em dizer que foi desenvolvida e aprimorada junto a produtores de todo Brasil, demonstrando nosso conhecimento no setor e procurando atender às necessidades reais dos produtores.


Também contamos com tarrafas feitas especialmente para a piscicultura e carcinicultura, produzidas em nylon multifilamento ou nylon monofilamento. 


E não poderíamos deixar de destacar nossos Tanque Rede de nylon, com multifilamento ou de poliéster revestido com PVC.


São ideais para quem quer começar a produção, aliando com nossas redes de arrasto, que são projetadas para atender as necessidades específicas dos nossos clientes. 


Os materiais que compõem as redes, são de alta qualidade; fios, bóias, cabos e panagens.



Compartilhe