NOTÍCIA


Tudo que você precisa saber sobre despesca na piscicultura

Tudo que você precisa saber sobre despesca na piscicultura
20 de Fevereiro de 2019
Voltar

A despesca é o nome dado ao procedimento de retirada dos peixes de uma unidade de cultivo, quando eles atingem o tamanho comercial desejado. Na piscicultura a criação dos peixes é monitorada, as espécies são totalmente controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo, com o uso de ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais.


Para garantir qualidade na despesca, deve-se ter um bom planejamento, que vai desde o tempo de cultivo, passando pela gramatura e custos, que se alojam no preço de venda. A etapa da despesca é importante para que o empreendedor não sofra perdas no processo de abate e transporte. Assim mantendo a qualidade do peixe, agregando valor na venda.


O momento ideal para realizar a despesca é quando o peixe atinge o peso médio adequado à demanda do mercado, verificado através da avaliação biométrica. A despesca pode ser total ou parcial, a total como o próprio nome já diz, é quando se retira todos os peixes do viveiro. Na parcial, apenas uma parte dos animais estocados são retirados, usada normalmente quando somente alguns peixes atingiram o peso comercial.  


Para o sucesso dessa operação é muito importante planejá-la com antecedência, contando com funcionários treinos e apetrechos adequados para despesca. Para reduzir o estresse dos peixes, realize o trabalho nos horários mais frescos do dia. É imprescindível que os animais fiquem no mínimo 24 horas em jejum, para evitar contaminações durante o abate. Durante o processo de captura, a exaustão do peixe, a falta de oxigênio, manuseio excessivo e os resíduos orgânicos, se agravam durante a despesca, causando o estresse.  


Após a despesca, o pescado produzido em cativeiro deve ser conduzido vivo ao entreposto de pescado, em caixas de transporte oxigenadas e com temperatura da água reduzida por meio de adição de gelo.


Leia também: Piscicultura: Tudo que você precisa saber sobre criação de peixes


Para evitar acidentes, traumatismos e fuga dos peixes utilize uma rede especial, de qualidade durante a operação de captura. A Engepesca é especialista em projetar e construir redes de primeira linha, confira alguns produtos:


TilápiaNet®: Modelo ideal para a captura de tilápias. Foi desenvolvida e aprimorada junto a produtores de todo Brasil. Esta rede tem 05 alturas e uma grande bolsa que assegura uma boa aderência ao fundo, além de uma montagem diferenciada.



Tarrafas: Fabricamos dois modelos: a tradicional com rufo e a tarrafa com argola. A tarrafa de argola é o petrecho de pesca ideal para biometrias, ou seja, para acompanhar o crescimento dos alevinos e camarões através de capturas localizadas, rápidas, com o mínimo de mão de obra e sem causar traumatismos.



Redes de Arrasto: Produzimos redes para despesca, amostragens de juvenis, alevinos e camarões. As redes são projetadas para atender as necessidades dos nossos clientes. Os materiais que compõem as redes, são todos de alta qualidade; fios, bóias, cabos e panagens.



Rede Sarico para Despesca: Os saricos são de grande utilidade no final da despesca. Economizam tempo e mão-de-obra, além de evitar um desgaste maior na subida do barranco.


 



Compartilhe