NOTÍCIA


Criação e particularidades: saiba tudo sobre cultivo de tilápias

Criação e particularidades: saiba tudo sobre cultivo de tilápias
29 de Maio de 2019
Voltar

Criação e particularidades: saiba tudo sobre cultivo de tilápias



A tilápia vem ocupando lugar de destaque na piscicultura por ser uma espécie precoce, de rápido crescimento e apresentar excelente desempenho em sistemas intensivos de produção. A atividade possibilita a produção de alimentos alto valor nutritivo, além de proporcionar ao piscicultor boas oportunidades de investimento.  



Esse tipo de cultivo vem crescendo consideravelmente no Brasil e em diversos países onde a espécie tem grande saída de comercialização. A produção agropecuária ficou mais exposta à competição internacional e foi desafiada a buscar novas alternativas para viabilizar economicamente as propriedades rurais.



A oferta brasileira da espécie não consegue atender a demanda, sendo as exportações um dos destinos da produção final. Os Estados Unidos são os maiores compradores da tilápia brasileira. Considerando o mercado promissor para este produto, a tilapicultura apresenta-se como uma boa alternativa de investimento para o produtor rural.



Em nosso país o cultivo é intenso principalmente no Nordeste e Sudeste do país, onde as condições de clima são bastante favoráveis possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos naturais locais, principalmente hídricos.



A TILÁPIA



No Brasil, a tilápia vem sendo cultivada a mais de quatro décadas.



A espécie de peixe que apresenta o melhor perfil para cultivo em todo mundo é a nilótica, de origem africana. Os primeiros exemplares que iniciaram o cultivo no Oeste do Paraná em 1982 vieram da Costa do Marfim, de uma linhagem chamada Buaque.



Entre os estados que detêm a maior produção de tilápia está o estado do Ceará com produção de 18.000 toneladas em 2004, seguido do Paraná (11.922) , São Paulo (9.758)  e Bahia (7.137).



A PRODUÇÃO PARA PISCICULTURA



A alimentação é o que mais pesa no custo de produção. Representa de 68 a 79% do custo total de produção, situando-se em torno de 1,3 (kg de ração/kg de peixe produzido). Conforme números indicados pela Emater em propriedades por eles acompanhadas.



A criação de peixes em tanques-rede é uma alternativa tecnológica de piscicultura intensiva destinada ao aproveitamento racional dos recursos dos lagos, represas, canais, rios e açudes. São estruturas construídas com telas ou redes, fechadas em todos os lados, semelhante a um tanque que fica flutuando na superfície dos mananciais.



O sistema tem crescido nos países como China, Indonésia e Brasil. Ainda tende a torna-se o mais importante em criação de peixes, devido às vantagens que apresenta sobre os sistemas convencionais.



A água de cultivo necessita receber corretivos (adubação, química/orgânica e calcário) para que atinja os parâmetros ideais para o desenvolvimento da tilápia. A adubação efetiva que mais contribui com a performance do viveiro, é aquela feita no solo e que visa corrigir principalmente o pH. A análise do solo é o referencial para este procedimento. A adubação química e orgânica tem por objetivo suprir de nutrientes o desenvolvimento dos organismos.



O viveiro é um sistema biológico e por esta razão está diretamente ligado às variações da temperatura. É a temperatura que determina a intensidade do metabolismo dos organismos vivos no viveiro. A tilápia desenvolve-se bem na temperatura de água entre 26 a 28ºC.



PARASITAS



Diversos parasitos externos e internos causam problemas no cultivo de tilápias. Estes parasitos normalmente estão presentes na água, e se aproveitam de alguma situação de estresse causada pelo abaixamento da temperatura, má qualidade da água, má nutrição ou manuseio inadequado, que reduzem a resistência das tilápias.



O acúmulo de material orgânico nos viveiros e tanques durante o cultivo pode favorecer o aumento na população de alguns parasitos, gerando desequilíbrios na relação peixe-parasito-ambiente.



As lesões causadas por estes parasitos geralmente não são tão severas, a não ser que um grande número de parasitos esteja presente e que a infestação ocorra em órgãos vitais. Alguns parasitos, no entanto, se alimentam do sangue dos peixes e podem causar lesões bem severas, mesmo quando presentes em pequenos números. Por isso, o processo de cuidado com o tanque de criação e a escolha desse material se tornam essenciais .



Existem vários fatores que predispõem os peixes a infecções por bactéria. Dentre os principais podemos destacar: a) má nutrição; b) inadequada qualidade da água (baixo oxigênio dissolvido e elevados níveis de amônia tóxica e nitrito); c) excessivo acúmulo de resíduos orgânicos nos tanques e viveiros, o que serve de reservatório e substrato para a multiplicação de bactérias e outros organismos patogênicos; d) o abaixamento da temperatura, fator de particular importância no cultivo de tilápias em regiões com inverno bem definido; e) o manuseio grosseiro durante as despescas e as transferências de peixes entre as unidades de cultivo; f) estresse durante o transporte vivo; g) infestações por outros parasitos.


 


Referência:


Emater


Revista Panorama da Aquicultura


Repositório Universidade Federal do Ceará


 



Compartilhe