NOTÍCIA


Prática de aquaponia reaproveitamento para cultivo aquático

Prática de aquaponia reaproveitamento para cultivo aquático
23 de Agosto de 2019
Voltar

Prática de aquaponia reaproveitamento para cultivo aquático


 


A palavra “aquaponia” é derivada da combinação entre "aquicultura" (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo). Se refere à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. A aquaponia preconiza a reutilização total da água, evitando desperdício e diminuindo drasticamente a liberação de efluente no meio ambiente. 



Em aquaponia os peixes se alimentam da ração e produzem excretas que são convertidas por ação bacteriana nos nutrientes que, posteriormente, serão absorvidos pelas plantas. Ao utilizarem esses nutrientes, as plantas, juntamente com as bactérias presentes num sistema de aquaponia, desempenham papel na filtragem da água. Isso garante a condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes.



Em média, os peixes comem 1,5% de seu peso vivo ao dia. Ou seja, 10 kg de peixes consomem em torno de 150 g de ração por dia. Isso possibilita o cultivo de vegetais em área de aproximadamente 4 m2 com tomateiros ou 6 m2 com alface. 



Apesar da aquaponia ser uma técnica pouco difundida no Brasil, há fortes indícios de que esse quadro possa ser revertido num futuro próximo. Nos últimos anos, vários pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa e universidades vêm realizando seus primeiros ensaios experimentais.


 


Na aquicultura convencional o alimento oferecido consiste em proteína de peixes derivados de espécies de baixo valor. O atual esgotamento dos estoques pesqueiros no mundo torna esta prática insustentável.  Logo a carne de peixe produzida em sistema aquapônico usando os alimentos citados acima são uma das formas mais sustentáveis de obtenção de proteína animal para consumo humano.




Princípios guia básicos para criar um sistema de aquaponia de sucesso:


- Use uma proporção de alimentação para cálculos de projeto
- Mantenha a entrada de alimentos relativamente constante
- Suplemente com cálcio (Ca), potássio (K) e ferro (Fe)
- Assegure uma boa aeração
- Remova os sólidos
- Seja cuidadoso com o cascalho
- Sobre-estime o tamanho dos tubos
- Use pesticidas biológicos
- Assegure uma bio filtragem adequada
- Controle o pH


Quantos aos custos da aquaponia ficam por conta basicamente a semente, a produção de muda (e você pode produzir sua própria muda também) e o manejo. Não existe custos com a adubação do plantio. Na piscicultura já se tem o custo de ração para alimentar os peixes, a ideia é ter um reaproveitando do material para lucrar com a produção. Ao invés de estar descartando em um arroio ou rio.



Compartilhe