NOTÍCIA


Ministério autoriza concessão do Rio Paraná para frigorífico de tilápias

Ministério autoriza concessão do Rio Paraná para frigorífico de tilápias
28 de Junho de 2017
Voltar

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, assinou contrato de concessão para que duas empresas explorem o Rio Paraná por 20 anos para criação de tilápias. A Tilabras e a GeneSeas vão produzir em lagos das usinas hidrelétricas que ficam em Selvíria e Aparecida do Taboado. Elas foram vencedoras de licitação para utilização das águas do rio.


O projeto deve fazer com que Mato Grosso do Sul abrigue o maior frigorífico de tilápias do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, o maior produtor de peixes atualmente é o Paraná (93,6 mil toneladas). Em 2016, MS produziu 24,1 mil toneladas de pescado.


A estimativa é de que as cinco novas unidades de piscicultura produzirão 112 mil toneladas de tilápia por ano, o que corresponde a cerca de 20% do total da produção da aquicultura brasileira (incluindo peixes, crustáceos e mariscos), que é de 574 mil toneladas ano, segundo dados do IBGE. Com isso, o Estado passaria a ser o maior produtor do país.


O ato de assinatura teve a presença de parlamentares da bancada federal, representantes das empresas, do Ministério da Agricultura, do governo do Estado e das prefeituras.


A cessão das cinco áreas deve gerar 3.400 empregos diretos na região e faturamento anual de R$ 425 milhões, divulgaram as empresas.


“Esse não é um projeto apenas para o estado do Mato Grosso do Sul, mas um projeto para o Brasil”, disse Blairo Maggi.


O senador Waldemir Moka (PMDB), líder da bancada de MS no Congresso, defendeu que o empreendimento vai impulsionar a região do Bolsão. “Isso vai mexer com a economia dos municípios locais”, disse.


Simone Tebet (PMDB) também participou do ato de assinatura. Segundo ela, os municípios de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba, Três Lagoas, Inocência e Brasilândia serão os beneficiados diretamente. “É uma cadeia produtiva que se inicia em Mato Grosso do Sul”, apontou.


A previsão é que a pedra fundamental do empreendimento deve ser lançada em 60 dias. A produção de tilápias em cativeiro vai garantir investimento de cerca de R$ 150 milhões no Mato Grosso do Sul.


PRESENTES


Estiveram presentes no gabinete do ministro Blairo Maggi nesta quinta-feira, os senadores Simone Tebet e Waldemir Moka (PMDB), os deputados federais Geraldo Resende (PSDB) e Henrique Mandetta (DEM), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, o prefeito de Selvíria, Fernando, o representante da empresa Tilabrás, Nicolas Landolt, e da empresa GeneSeas, Breno Davis, e o secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA, Dayvson Franklin de Souza.


Fonte: Correio do Estado


http://www.correiodoestado.com.br/economia/ministerio-autoriza-concessao-do-rio-parana-para-frigorifico-de/305526/



Compartilhe