NOTÍCIA


Criação de peixes em cativeiro pode ser uma excelente alternativa de negócio

Criação de peixes em cativeiro pode ser uma excelente alternativa de negócio
20 de Outubro de 2018
Voltar

A criação de peixes em cativeiro vem se mostrando um excelente negócio, bastante promissor, isso porque tanto a produção, quanto o consumo de pescado no Brasil vêm crescendo a cada ano. Em 2016, a produção cresceu 10%, correspondentes a 640.510 toneladas, conforme a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), enquanto o faturamento no ano de R$ 4,5 bilhões no setor. Deve-se ressaltar que essa quantidade é somente de peixe de criação, não englobando, a pesca extrativa, bem como a produção de camarões, ostras, mexilhões, algas e demais organismos aquáticos.


Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU/FAO), enquanto a demanda mundial por pescado cresce em ritmo acelerado, as possibilidades de expansão da captura pesqueira estão caminhando para a extinção de algumas espécies. Diante dessa realidade controversa, de escassez de pescados e de crescimento da demanda, a criação de peixes em cativeiro surge como uma oportunidade promissora.


Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),o consumo de pescado no Brasil é de 14,4 kg por habitante/ano, ou seja, superou o nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 12 quilos anuais, por habitante. Já um relatório da FAO, divulgado em 2016, estima que o Brasil deve registrar crescimento de 104% na pesca e aquicultura até 2025.


Além disso, o Brasil possui clima predominantemente tropical (favorável ao rápido crescimento de peixes e demais organismos aquáticos) e tem muitas espécies nativas de peixes com potencial para a criação em cativeiro. É necessário, porém, cautela e um bom estudo, bem como planejamento desses benefícios naturais.


Esses dados apontam que a criação de peixes em cativeiro é um negócio em expansão, seja para consumo, seja para aquariofilia, desde que feita da forma correta, respeitando a proteção ambiental e com as autorizações legais dos órgãos fiscalizadores, é uma boa oportunidade de negócio. De acordo com o Sebrae, o empreendedor de uma empresa de criação de peixes deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas. Para consultar a lista completa acesse o site do Sebrae.


Segundo o Ministério da Agricultura, uma das técnicas mais baratas e de fácil manuseio é a de "tanques rede". Como não há a necessidade de alargar grandes áreas e também por não atrapalhar outras atividades da propriedade rural, a criação de peixes em tanques rede requer um baixo investimento. As Espécies de peixes recomendadas para o cultivo em tanques rede são: Carpa Comum, Carpa Prateada, Carpa Cabeça Grande, Carpa Capim, Curimatã Pacu, Tambaqui, Tilápia, Tambacu e Pirarucu.


A criação de peixes em cativeiro é uma ótima alternativa para quem quer desenvolver outras atividades, paralelamente às já desenvolvidas em sua propriedade rural. Mas, para maior sucesso na criação, é importante que um profissional da área de piscicultura ajude no investimento da estrutura e no estudo das condições climáticas.


A Engepesca é a pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Registrada no Conselho de Engenharia e Arquitetura – CREA, sob o número 32233/4 SC, é comprometida com qualidade e responsabilidade técnica sobre os seus produtos, projetos e serviços. Com mais de 30 anos de experiência, tem clientes em todos os estados do Brasil e no exterior, confira seus produtos. Veja outras dicas de aquicultura.


 



Compartilhe