NOTÍCIA


Como se tornar um piscicultor? Dicas para obter sucesso no negócio

Como se tornar um piscicultor? Dicas para obter sucesso no negócio
24 de Janeiro de 2019
Voltar

Escolher a profissão de piscicultor pode ser bastante lucrativo no Brasil, afinal, o país está entre os que mais consomem peixe no mundo, além das condições climáticas serem favoráveis e da boa oferta de grãos para produção de ração. É fato que a criação de peixes em cativeiro tem um grande potencial de rendimento, mas para ser um empresário bem sucedido, é de suma importância conhecer os detalhes desta atividade. A implantação da piscicultura para fins comerciais exige os mesmos cuidados que qualquer outro negócio mercantil, seja do setor de serviços, comércio ou indústria.  



A partir da lei federal n° 11.959, de 29 de junho de 2009, da resolução 413/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do novo Código Florestal Brasileiro, se iniciou a regulamentação ambiental da piscicultura. Esse marco legal trouxe a permissão necessária para que o empreendedor rural pudesse fazer seus investimentos com segurança jurídica. Para te ajudar a se tornar um piscicultor de sucesso, separamos algumas dicas indispensáveis para iniciar seu projeto.



Mercado


Tanto a produção quanto o consumo de pescado no Brasil vêm crescendo a cada ano. Em 2016, a produção cresceu 10%, correspondentes a 640.510 toneladas, conforme a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), enquanto o faturamento no ano de R$ 4,5 bilhões no setor. As previsões da Peixe BR são de crescimento do setor entre 10% e 15% ao ano, permitindo a duplicação da produção em no máximo cinco anos. Segundo Relatório da FAO, divulgado em 2016, estima que o Brasil deve registrar crescimento de 104% na pesca e aquicultura até 2025.


 



Exigências Legais


O piscicultor deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de registrar e licenciar a empresa nos órgãos competentes da sua cidade. Antes de iniciar a produção, o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença, o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário. Consulte a lista completa de obrigações legais no site do Sebrae.


 



Investimentos


O investimento para montar um negócio de criação de peixes, de porte médio, varia muito no Brasil, pois os preços de mercado dão muito distintos em cada região, estado e cidade. Por isso, para ter uma ideia de investimento inicial será preciso fazer uma pesquisa de preço dos equipamentos básicos no mercado local ou até mesmo, recorrer a lojas especializadas em outras localidades. Será necessária também investimento na área administrativa e a aquisição de estoque inicial de matéria prima, como alevinos, peixes reprodutores, rações, entre outros itens necessários à operação do empreendimento.


 


Leia também: Piscicultura: Tudo que você precisa saber sobre criação de peixes



Esses três fatores são os pontos iniciais que você precisa entender para se tornar um piscicultor, mas esse trabalho é muito mais complexo e envolve outros fatores primordiais para o sucesso de uma criação de peixes, são eles: a qualidade do produto, o preço competitivo, a localização adequada e a facilidade para distribuição. Por isso, antes de iniciar um novo negócio procure saber qual a infraestrutura necessária, além dos cuidados diários que o cultivo exige. Veja outras dicas de piscicultura.


 



Compartilhe