NOTÍCIA


Carcinicultura: Fatores indispensáveis para o sucesso do negócio

Carcinicultura: Fatores indispensáveis para o sucesso do negócio
22 de Agosto de 2018
Voltar

A carcinicultura é um ramo específico da aquicultura voltado para a criação de camarão em cativeiro, tanto na forma de cultivo marinho ou de água doce. Uma atividade em expansão no Brasil, sendo uma das formas de negócio mais lucrativas que existem, uma vez que o consumo do camarão cresce cada dia mais. A exportação também pode ser vantajosa, pois o crustáceo brasileiro é um dos mais queridos no mercado exterior. Com esse crescimento de demanda por alimentos de alto valor nutritivo e saudáveis, a atividade de carcinicultura se tornou uma alternativa viável tanto do ponto de vista alimentar, quanto de negócio, principalmente para pequenos produtores rurais. A boa notícia é que começar uma criação de camarão não é um empreendimento dos mais caros e há uma grande possibilidade de retorno. Para isso, separamos algumas dicas a seguir.



  •  1 - Legalização


Antes de começar seu negócio de carcinicultura você deverá solicitar um registro de aquicultor junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Para obter esse registro, terá de atender diversas exigências, incluindo licença ambiental e a outorga do uso do recurso hídrico. O ideal é também contratar um contador profissional para legalizar a empresa e ajudar a escolher a melhor forma de registro e regime tributário. Para ter acesso a lista completa de exigência legais e específicas, acesse o site do Sebrae.  



  • 2 - Estrutura


Os camarões são criados em tanques, bem parecido com à criação de peixes. Esses tanques devem ser semelhantes a piscinas, com água potável abastecida por meio de bomba de água e precisam estar ligados a um encanamento com escoadouro para esgoto. A estrutura vai variar muito de acordo com o porte da criação. O ideal é que o empreendimento seja feito em local com bastante espaço para suprir todas as necessidades. É importante ressaltar que a carcinicultura necessita de dedicação integral por parte de quem a controla.


Será preciso levantar quais as temperaturas locais mensais, compreendendo o período dos últimos 10 anos, para conseguir de duas a três safras anuais, isso porque a carcinicultura apresenta bons resultados de crescimento quando submetida a temperaturas da água em torno de 25°C a 28°C.


O solo mais adequado é o que apresenta condições intermediárias entre o arenoso e o argiloso, predominantemente silte-argiloso (30 a 70%). O volume de água necessário é calculado em função da área e da profundidade do viveiro. Alguns instrumentos simples são indispensáveis na carcinicultura, como:
- disco de Secchi: medição de transparência da água;
- termômetro: medição da temperatura da água;
- oxímetro: medição do oxigênio dissolvido da água, ou kits para análise química do oxigênio dissolvido;
- phmetro: medição do PH da água;
- redes de pesca: usadas na despesca em comportas;
- tarrafas: usadas na biometria (acompanhamento do desenvolvimento em peso e comprimento do animal);
- tela protetora: protege a entrada de predadores e saída de camarões. 



  • 3 - Produção


A recria de camarões em água doce inicia-se a partir do povoamento dos viveiros com pós-larvas, adquiridas e alocadas nos tanques. Estes tanques, devem ser cuidadosamente preparados para receber estas pós- larvas, proporcionando a elas condições ótimas para o desenvolvimento. O ideal é que camarões cultivados em cativeiro sejam alimentados com ração específica, elaborada por um zootécnico. Eles se reproduzem por ovos, o processo é natural e não precisa ser estimulado, apenas vigiado para separar os filhotes em outro tanque.



Essas são apenas as principais etapas do processo de carcinicultura. O mercado consumidor é bastante diversificado, abrangendo supermercados, hotéis, restaurantes e lojas especializadas em pescados. Trata-se de um produto nobre, com excelente aceitação nos mercados interno e externo. Se você ainda tem dúvidas sobre carcinicultura, faça-nos uma pergunta, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas e novidades sobre aquicultura.


Leia também: Piscicultura: Tudo que você precisa saber sobre criação de peixes



Compartilhe